Apla-Conheça o APLA
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Conheça o APLA

O Brasil é cada vez mais reconhecido mundialmente por sua excelência no setor sucroenergético.  Empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor, constituem a cadeia agroindústria da cana-de-açúcar, abrangendo desde o desenvolvimento de variedades da cana e prestação de serviços diversos até a participação efetiva no desenvolvimento e na estruturação de mercados. O Brasil conta ainda com expressivo número de plantas processadas de cana, respondendo por quase metade da produção mundial do setor.

Neste contexto, agentes da cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar agruparam-se no Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA) com o objetivo de fomentar a interação entre seus integrantes de forma organizada e estruturada, criando oportunidades para agregar valor ao longo da cadeia produtiva em âmbitos nacional e internacional.

O reconhecimento do Apla quanto à oferta de soluções completas ára a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar oferece ao Brasil um selo de identificação geográfica, que garante e atesta a sua vocação e abrangência. O Apla conta ainda com suporte comercial e institucional de entes multidisciplinares relacionados ao fomento do comércio exterior no Brasil, como despachantes aduaneiros, companhias de transporte e logística, entrepostos fiscais, instituições financeiras e de fomento, entre outros.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), O Apla desenvolve o projeto “Brazil Sugarcane Bioenergy Solution”, que promove os produtos e serviços brasileiros do setor sucroenergético no mercado internacional e estende seu apoio à internacionalização das empresas brasileiras e a atração de investimentos para o país.

As empresas integrantes do projeto ganham suporte para oferecer soluções completas e sustentavelmente integradas à indústria sucroalcoleira mundial, para o processamento da cana-de-açúcar para a produção de açúcar, combustíveis renováveis (etanol, biodiesel, biomassa) entre outros produtos.

Dessa forma, o Apla está habilitado a atender as demandas da comunidade sucroalcooleira brasileira e internacional, transformando as possibilidades energéticas oriundas da cana-de-açúcar em oportunidade para promover desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidades. E, desta forma, fazer do etanol uma solução alternativa energética em larga escala e em todo o mundo.