Apla-A Secretaria de Agricultura e Abastecimento firmou um protocolo de intenção com a Coazucar
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento firmou um protocolo de intenção com a Coazucar

 
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo firmou um protocolo de intenção com a Corporación Azucarera Del Peru S.A. (Coazucar) para transferência de tecnologia de cultivares de cana-de-açúcar. O objetivo do protocolo é realizar ações para incentivar a troca de experiências e boas práticas em pesquisa e produção agrícola desenvolvida pelo Centro de Cana, do Instituto Agronômico (IAC).
 
O documento, assinado pelo secretário Arnaldo Jardim, e pelo representante da Coazucar, Antonio José Diniz, no dia 28 de abril de 2016, durante a 23ª Agrishow, compartilhará experiências, estabelecerá mecanismos para facilitar e estimulará a cooperação da implantação de novas variedades de cana-de-açúcar.
 
O Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) foi um dos responsáveis pela consolidação do acordo, ao lado do Grupo Glória e do IAC. A ideia para a realização desse convênio se originou na missão ao Peru, organizada pelo Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, uma parceria entre o Apla e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em dezembro de 2015. O diretor executivo do Arranjo, Flávio Castelar, esteve presente e foi uma das testemunhas do documento. 
 
“Esse convênio ajudará o Brasil a exportar tecnologias para a produção e processamento de cana-de-açúcar, fortalecendo as estratégias do Projeto Brazil Sugarcane e também a relação bilateral dos setores dos países envolvidos”, afirma Castelar.
 
Arnaldo Jardim destacou o entusiasmo do Governador Geraldo Alckmin em relação a essa nova parceria internacional. “Esse protocolo é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, por meio do IAC, e o Peru, que interagem na questão da cana, identificando novas cultivares, entre elas a produção de mudas de cana-de-açúcar pelo Sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB)”, afirmou.
 
Diniz enfatizou a importância da parceria. De acordo com ele, o Peru não tem grandes variedades de cana-de-açúcar, e quer aproveitar a referência em produção paulista para implantar novas tecnologias no país. “Com esse acordo,  facilitar muito aumentar nossa produção, tanto em tonelada de cana, quanto em açúcar por hectare”, destacou.
 
Diniz ressaltou ainda a possibilidade de troca de experiência em relação a tecnologias de irrigação. “O Peru é um país que tem técnicas de irrigações que poderiam ser implantadas no Brasil”, acrescentou.
 
A Corporación Azucarera Del Peru S.A., que é um conglomerado de sete engenhos, sendo cinco usinas instaladas no Peru, uma no Equador e uma na Argentina.
 
Esse é o segundo acordo de sucesso, sobre desenvolvimento de variedades da cana-de-açucar, que o IAC estabelece com a colaboração do Apla, o primeiro foi com o México em 2008. 
 
 
 
Mais informações
 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069
 
 
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por Paulo Prendes com informações da Assessoria de Imprensa do Apla
 
Crédito: João Luiz/Comunicação SAA