Apla-Piracicaba sedia Seminário Internacional de Hidrogênio nos dias 8 e 9 de abril
Logotipo Apla Sugarcane
EN ES PT

Piracicaba sedia Seminário Internacional de Hidrogênio nos dias 8 e 9 de abril

Evento terá 10 painéis de discussões com líderes de multinacionais, pesquisadores e agentes do setor energético e de transportes

 

Piracicaba será sede, nos dias 8 e 9 de abril, do Seminário Internacional Nosso Futuro Com Hidrogênio. O objetivo é fomentar a discussão sobre novos modelos que possam substituir combustíveis fósseis por energias renováveis, trazendo à pauta diversos temas relacionados à produção, uso e comercialização do hidrogênio. A programação vai reunir representantes de multinacionais e instituições internacionais, pesquisadores do setor público e privado, e líderes do setor energético e de transportes em 10 painéis de discussão. O evento, que acontece no Teatro Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, no Engenho Central de Piracicaba, é gratuito e aberto ao público, que deve fazer a inscrição no endereço: https://seminariodehidrogenio.com.br/ .

O Seminário Internacional Nosso Futuro Com Hidrogênio é realizado pela Prefeitura de Piracicaba e Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool).

O uso do hidrogênio renovável e baixo carbono (H2) reflete uma tendência global de busca por soluções energéticas sustentáveis que possam contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e transição para uma economia de baixo carbono. A possibilidade de uso do hidrogênio como fonte de energia em diversos setores, que incluem a siderurgia, a produção de energia elétrica, a aviação, além do uso para veículos leves e pesados, traz um potencial significativo para as empresas e agentes públicos no desenvolvimento de novas tecnologias e uma economia mais sustentável.

Os temas que serão discutidos incluem o planejamento e políticas públicas para a transição energética no Brasil e no mundo, ecossistema acadêmico para pesquisas e desenvolvimento tecnológico na área, uso do hidrogênio como combustível para veículos leves e pesados, uso em biorrefinarias, regulamentação e certificações do H2, planejamento estratégico para transição energética na mobilidade (híbridos x elétricos), entre outros temas. Ao todo, serão 10 painéis de discussão nos dois dias de evento.

A abertura do seminário terá a palestra do CEO da Thyssenkrupp na América do Sul e presidente da Câmara do Comércio Brasil-Alemanha, Paulo Alvarenga, que vai falar sobre O Futuro com Hidrogênio: Uma Abordagem Holística Sobre o Crescente Papel do Hidrogênio para um Futuro Sustentável. Sediada na Alemanha, a Thyssenkrupp, empresa industrial e de tecnologia internacional, atua em segmentos de mercado como automotivo, defesa naval e plantas industriais.

Alguns dos principais nomes e empresas que estão à frente do desenvolvimento de novas tecnologias com o uso do hidrogênio participam do seminário, como Jens Hüren, diretor da MAN Energy Solutions no Brasil; Anderson Suzuki, da Hyundai Motor Brasil e AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva); Mario William, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); Francisco Nigro, da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo); a gerente de meio ambiente da Arcelor Mittal, Luciana Magalhães; a pesquisadora do KIT (Instituto de Tecnologia Karlsruhe – Alemanha), Naiara Telis; o diretor da área de energia do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), professor João Paulo Cordeiro; e outros.

Um dos painéis mais aguardados discute a transição energética do combustível para veículos pesados. Esse painel terá a participação do head de Desenvolvimento em Mobilidade com o H2 e do diretor de negócios da Hyundai na Coreia do Sul, Myong-Han Kim e Joo Yeon Lim, respectivamente, além do diretor de pesquisa e desenvolvimento da multinacional brasileira de metalurgia Tupy, Andre Ferrarese, e o diretor de engenharia da Cummins Acelera, Rafael Torres.

SERVIÇO - Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio. Dia 08/04, das 9h às 18h, e dia 09/04, das 9h às 17h, no Teatro Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, no Engenho Central de Piracicaba, na avenida Maurice Alain, 454, Nova Piracicaba. Informações e inscrições no endereço seminariodehidrogenio.com.br/ . Evento gratuito, aberto ao público.